Sobre

Olá.

Meu nome é Rodolfo Viana, tenho 38 anos e moro em São Paulo.

Sou cientista de dados no CoE de Analytics da Rede Globo, e minha atuação é voltada para o jornalismo —ou seja, encontrar pautas por meio de mineração de dados, análises exploratórias e aplicação de modelos estatísticos e de machine learning. Também desenvolvo aplicações para uso interno dos produtores, editores e repórteres da casa.

Não caí em jornalismo por acaso. Antes de ser cientista, por mais de uma década fui repórter e editor, com passagem pelas redações da TV Globo, do jornal Folha de S.Paulo e de publicações da Editora Abril. Também escrevi reportagens para a revista piauí e o site Aos Fatos.

Nas horas vagas, estudo para entrar no mestrado no próximo ano ou tento aprender outras linguagens. Às vezes, uso esse tempo para aprimorar o código do Nove de Julho, projeto que criei no começo de 2019 com o objetivo de automatizar raspagem, formatação e compilação de dados de deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Este site traz uma seleção de trabalhos realizados tanto na área de ciência de dados quanto no jornalismo. São análises, reportagens, cadernos de estudos, gráficos... Espero que aprecie a leitura.