Sobre

Olá.

Meu nome é Rodolfo Viana, tenho 38 anos e moro em São Paulo. Sou cientista de dados e professor de data analytics.

Trabalho no CoE Analytics da Rede Globo, com atuação voltada para o jornalismo —ou seja, encontrar pautas por meio de mineração de dados, análises exploratórias e aplicação de modelos estatísticos e de machine learning. Também desenvolvo aplicações para uso interno dos produtores, editores e repórteres da casa.

Também sou professor de data analytics na Digital House Brasil. Entre as disciplinas que ministro estão regressão linear e correlação, inferência estatística, bancos de dados, EDA, ETL e SQL.

Antes de mudar para a área de data science, por mais de uma década fui repórter e editor, com passagem pelas redações da TV Globo, do jornal Folha de S.Paulo e de publicações da Editora Abril. Também escrevi reportagens para a revista piauí e o site Aos Fatos.

Nas horas vagas eu aprimoro o código do Nove de Julho, projeto que comecei a desenvolver no começo de 2019 com o objetivo de automatizar raspagem, formatação e compilação de dados de deputados estaduais e servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Sou aficionado por temas como privacidade, acesso à informação de interesse social, cultura open-source e conhecimento compartilhado.